QUE PORRA É ESSA???



Quem nunca se perguntou para serve aquele “TROÇO” pendurada nos fios das fontes de notebooks ou mesmo nos controles de videogames.
Pois o “TROÇO” tem nome é FERRITE. Segundo a nossa mãe WIKI: FERRITE ou FERRITA é um material feito de cerâmica com propriedades eletromagnéticas, normalmente utilizado como núcleo de transformadores elétricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cúbica. É comum encontrar este material dentro de rádios de ondas curtas, onde funciona como uma espécie de antena, devido a suas propriedades eletromagnéticas. Pode ser usado também como um imã, desde que seja devidamente magnetizado.
Tá bom, mas o que isso tem a ver com os fios do videogame e das fontes cabos USB, etc...? A colocação de ferrites em cabos pode ter, tanto o objetivo de evitar a entrada como a saída de ruídos parasitas. As ferrites têm como finalidade o aumento da indutância dos cabos, fazendo com que estes funcionem como filtros “passa baixo” (deixam passar a corrente contínua ou as baixas frequências e filtram as altas frequências). Por exemplo, nas fontes de alimentação comutadas (que são utilizadas frequentemente nos PC's) que são geradoras de imenso ruído de alta frequência, a utilização de ferrites diminui a sua propagação para a rede de alimentação. A utilização de ferrites nos cabos de sinal (por exemplo, os que levam sinal para a televisão ou monitores de PC) tendem a diminuir a entrada de ruído de alta frequência.
Em suma, aquele TROÇO tem função, que não é somente a de nos atrapalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário